Mitos e verdades sobre o plástico
Não é de hoje que os mitos e verdades sobre o plástico precisam ser discutidos. Os plásticos estão presentes na sua vida de diferentes formas: em embalagens que acondicionam os alimentos, em partes do carro, utensílios domésticos e até mesmo nos móveis de casa. O aumento da consciência ambiental tem feito com que muitas pessoas prestem atenção e reduzam o consumo do material, principalmente os descartáveis. Mas, em alguns casos, o plástico é tido como o vilão da história de maneira indevida. Para entendermos melhor o impacto do plástico na nossa vida, preparamos uma lista com mitos e verdades sobre o plástico e a sustentabilidade. Confira.
Plásticos são tóxicos – MITO
O plástico é completamente seguro em termos de saúde dentro das condições de uso estabelecidas pelo fabricante.
A regulamentação em relação aos plásticos é extremamente exigente.
As legislações vigentes no Brasil, América do Sul, União Europeia e Estados Unidos determinam que os produtos plásticos não podem liberar substâncias indesejáveis em suas condições previstas de uso.
Materiais plásticos ajudam a salvar vidas - VERDADE
Uma das grandes verdades sobre os plásticos é que eles são os materiais que mais contribuíram para o progresso da humanidade nos últimos 100 anos. Muitos dos avanços da medicina moderna não seriam possíveis sem aplicações de materiais plásticos nessa área.
Plásticos gastam recursos naturais e energia em excesso em sua fabricação – Mito
A fabricação de plásticos usa relativamente pouca energia em seu processo produtivo e apenas entre 4 e 6% do petróleo extraído no mundo é usado na produção de plásticos. Além disso, a energia despendida em sua fabricação é facilmente compensada pela economia em sua fase de uso.
Os plásticos são extremamente sustentáveis - VERDADE
Os plásticos apresentam características como versatilidade, maleabilidade, durabilidade e excelente custo/benefício, além de serem 100% recicláveis quando descartado corretamente. Isso faz com que os plásticos estejam cada vez mais presentes nos mais variados segmentos, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.
É preciso acabar com os plásticos descartáveis – MITO
É impossível acabar com o uso descartável.
Existem diversas aplicações, principalmente na área médica e farmacêutica,
em que é preciso trabalhar com plásticos de uso único por questões de higiene
e preservação de produtos.
Em muitos casos, eles representam a segurança do que estamos consumindo.
Plásticos são ideias para embalar alimentos – VERDADE
Por ser atóxico e inerte, o plástico ganha destaque quando o assunto é embalagem. Suas qualidades de armazenagem garantem o aumento da vida útil e redução de desperdício. As embalagens plásticas também conferem leveza na hora do transporte, o que faz com que haja redução de consumo de combustível e consequentemente das emissões veiculares.