Blog

Importância dada pelo Brasil à reciclagem de plástico é destaque na ONU

Importância dada pelo Brasil à reciclagem de plástico é destaque na ONU

Publicado em 2022, o Relatório da ONU sobre redução da poluição de plástico, que avalia a contribuição de esquemas de crédito de plástico para reduzir a poluição de plásticos e melhorar a reciclagem”, publicado pela UNEP – Programa Ambiental da ONU – focado em clima, natureza, poluição e desenvolvimento sustentável, destacou a inovação e a importância da Central de Custódia para o sucesso do Sistema de Créditos de Reciclagem no Brasil.

De acordo com o relatório, uma das inovações trazidas pelo regulamento brasileiro é a obrigatoriedade do sistema de monitoramento e auditoria independente de reciclagem de embalagens. A lei prevê a comercialização de créditos como uma alternativa oficial para que os produtores cumpram com suas responsabilidades em relação às metas estabelecidas para a logística reversa de resíduos de embalagens.

Durante o primeiro ano de operação da Central de Custódia foram monitoradas e verificadas 530 mil toneladas de materiais recicláveis recuperados de embalagens pós-consumo, sendo, 120 mil toneladas resultantes de embalagens plásticas, o que rendeu elogios da ONU à iniciativa brasileira.

Confira o relatório na íntegra

https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/42468

Arquivos

Leia também

Leia todas as notícias

Receba nossas novidades